LÁPIS DE SEDA
Criada em 2014, em Florianópolis (SC), a partir de uma perspectiva de valorização das diferenças individuais, a Companhia de Dança Lápis de Seda reúne bailarinos com diferentes capacidades e formações, sob a condução da coreógrafa Ana Luiza Ciscato, além de mais cinco artistas das áreas da música, teatro e artes visuais.
Cada integrante do grupo é parte fundamental do processo criativo, contribui a seu modo para a composição da obra. A direção parte de uma improvisação dirigida, aproveita-se as múltiplas formações que abrangem o balé clássico, a dança contemporânea, a afro, a técnica de danceability, além de bailarinos com pouca experiência anterior. A heterogeneidade enriquece a abordagem criativa, cede espaço para as diferentes formas de ser e estar na cena.

O projeto da Cia. de Dança Lápis de Seda foi idealizado pelo Baobah Novas Formas de Inteligência, em parceria com a Áprika Cooperativa de Arte. Em 2013, aprovado pela legislaçãofederal de incentivo à cultura, a Lei Rouanet, recebe recursos das empresas Enercan e Tirol para a realização da primeira etapa, que previa a criação da companhia, os ensaios,a produção do espetáculo Convite ao Olhar e a circulação em cidades catarinenses. Contemplado em âmbito estadual no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, na área de dança, em 2015, o espetáculofoi apresentado em Florianópolis, Joinville e Itajaí.

A coreógrafa Ana Luiza Ciscato, coordenadora da companhia, tem sólida experiência na condução de grupos de dança mistos que incluem pessoas com algum tipo de deficiência motora e/ou intelectual, como é o caso da Cia. de Dança Lápis de Seda. Analu, como é conhecida, trabalha com dança em Associações de Pais e Amigos de Excepcionais (Apaes), onde os bailarinos são exclusivamente pessoas com alguma deficiência.

ONG ARTE MOVIMENTA

Em 2016, a companhia passa a fazer parte da organização não governamental Arte Movimenta, instituição de natureza cultural, constituída em 11 de dezembro de 2005 sob a forma de associação, com sede em Florianópolis. Entre os seus compromissos, oestímulo ao panorama artístico cultural de Santa Catarina, por meio de projetos, eventos,programas de capacitação profissional e orientação técnica, além da promoção sociocultural. Reúne profissionais especialmente da dança e da música e está empenhada com a profusão do conhecimento.

O objetivo primordial da Arte Movimenta é a elaboração de projetos junto às comunidades, apoio de instituições e órgãos culturais de municípiosinteressados em estabelecer parcerias para gestão de programas permanentes. Entre as ações realizadas desde 2005,estão oArte Educa nas Estrelinhas, do programa Mais Cultura Nas Escolas (2013 e 2014); curadoria, realização e produção da Mostra Paralela de Música do FAM – Festival Florianópolis Audiovisual Mercosul (2006 a 2014) e doMúltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea, realizado há oito anos pela Arte Movimenta.